Manutenção no cabelo preto: como retocar e arrasar no brilho

Compartilhe este post

Manutenção no cabelo preto

O cabelo preto nunca sai de moda! Mas se engana quem pensa que ele não precisa de cuidados. Afinal de contas, assim como quaisquer outros, os fios de tonalidade escura merecem uma atenção toda especial para não desbotarem facilmente e se manterem com um brilho incrível.

É bem verdade que um cabelo preto azulado como o Natucor (1.7) ou o preto intenso do Maxton 1.0 não dão tanto trabalho como as madeixas loiras ou ruivas. Mas, a partir do momento em que os fios recebem tintura, suas cutículas são abertas, entre outros desafios. Por isso, seja o seu cabelo liso, ondulado, crespo ou cacheado, a manutenção deve ser a sua prioridade!

No verão, os cuidados devem ser dobrados, pois as possibilidades de desbotamento são maiores e seus cabelos podem ganhar um aspecto um pouco avermelhado e opaco.

De quanto em quanto tempo é necessário fazer a manutenção? 

Quando o assunto é fazer a manutenção do cabelo preto, diversas dúvidas podem surgir, principalmente para quem é nova no assunto. Mas ela vai depender da velocidade do crescimento da raiz, assim como a tonalidade do seu cabelo. Quer ver só?

Se o seu cabelo for naturalmente loiro, castanho claro ou castanho médio, os retoques devem ser feitos a cada 20 dias, em média. Já para o caso dele ser castanho escuro, a manutenção pode ser feita 30 dias após a aplicação da tintura.

Se você utilizar Natucor, você pode usar nossa família Henê, que alisa as madeixas enquanto tinge de preto: o benefício está na nutrição e brilho enquanto tonaliza e alisa.

É válido lembrar que esse intervalo de manutenção pode ser prolongado se você adotar alguns cuidados para prolongar a cor e evitar que as madeixas desbotem. São eles:

  • Lavar o cabelo com água morna ou fria;
  • Utilizar shampoo e condicionador hidratante;
  • Utilizar produtos com proteção UV e proteção térmica;
  • Fazer banho de brilho a cada 15 dias;
  • Investir no Cronograma Capilar.

Fique tranquila, pois ao longo deste artigo especial, você vai saber como realizar adequadamente cada um desses processos e seus fios vão arrasar em maciez e brilho!

Como aplicar os produtos de manutenção de cor dos cabelos pretos?

Antes de mais nada, recomendamos que você siga as instruções da embalagem da tintura ou tonalizante que escolheu para fazer o retoque, que deve ser de qualidade, como a Maxton (1.0), que conta com queratina, ceramidas e silicone em sua fórmula Max Plex, auxiliando em uma perfeita cobertura dos fios, inclusive os brancos. Outra possibilidade é apostar nas diversas opções de preto do Fleury, que é indicado para todos os tipos de cabelos e proporciona um brilho radiante e um toque macio. 

Em seguida, separe os itens de proteção – como as luvas – e coloque uma roupa que não se importe de manchar. Lembre-se de que para manter a tonalidade dos fios idênticos, é essencial que não troque de marca e numeração no momento da manutenção, mas caso tenha adquirido uma outra marca, realize o teste de alergia.

Depois, siga o passo a passo da coloração, que costuma ser universal para a maioria das marcas:

1º passo: aplique um óleo de proteção na sua pele e vista as luvas protetoras.

2º passo: misture o tubo de coloração até ficar bem uniforme. Aplique na raiz do cabelo, respeitando uma distância da raiz.

3º passo: deixe agir por cerca de 30 minutos e enxágue em seguida com água fria.

Outra etapa que faz parte da manutenção e que contribui para que o cabelo preto dure por mais tempo é o uso do shampoo, condicionador e finalizadores.

E falando em garantir produtos para cabelos, não deixe de checar os necessários para realizar o banho de brilho quinzenal em suas madeixas, afinal, essa etapa também faz parte da manutenção nos cabelos pretos curtos ou longos, uma vez que eles refletem mais brilho do que o loiro ou o ruivo, por exemplo. 

Uma dica de mestre é fazer o uso do nosso tonalizante MaxGlow Preto Confiante 1.0 ou Preto Azulado Descolada 1.7. Sem dúvidas, você vai se apaixonar por essas cores!

Além disso, não deixe de lado o Cronograma Capilar: essa agenda de tratamentos – que intercala a hidratação, a nutrição e a reconstrução ao longo de quatro semanas – é de grande importância para garantir que seus fios tingidos se mantenham saudáveis e que a cor dure por mais tempo. Sem contar que os nutrientes e a oleosidade são repostos neste processo, então a opacidade causada pelo sol e pela própria tinta são restaurados.

Como escolher cada produto para a manutenção?

Como já dissemos acima, é fundamental que você saiba escolher itens de qualidade, como shampoo, condicionador, leave-in, máscara de hidratação e assim por diante. 

O mesmo vale para produtos com proteção solar e térmica, afinal, como já falamos, fios tingidos são mais sensíveis e podem adquirir manchas avermelhadas com o calor – seja do sol ou por meio do uso de secadores e chapinhas. Portanto, acesse o site da Embelleze e se jogue nos produtinhos do kit VITAY Cicatrização dos Fios e garanta cabelos pretos reconstruídos, com a cor viva e mais brilhantes do que nunca!

Quais cuidados eu devo ter ao realizar a manutenção dos cabelos pretos?

Os cabelos escuros são os que menos dão trabalho no quesito cuidado, isso é bem verdade. Mas na hora da manutenção, uma atenção maior precisa ser dada à bagunça que tons como o preto podem causar, especialmente nas lavagens, quando a tintura começa a sair, e nos momentos em que é necessário fazer a manutenção da raiz. Fora isso, a cautela mais importante que você precisa ter é estar atenta a todas as orientações das embalagens dos produtos utilizados em seus fios, especialmente a coloração.

Então, o que acha de começar a se programar para a próxima manutenção do seu cabelo, escolhendo os melhores produtos? Acesse o site da Embelleze agora mesmo para conhecer nossas marcas e lançamentos e arrasar com o seu cabelo preto!