MANUAL DO CABELO RUIVO: da tintura à manutenção

Compartilhe este post

cabelos ruivos maxton

O cabelo ruivo é cheio de personalidade e se destaca em qualquer lugar, além disso é fácil de conquistar os fios de fogo com tintas em casa ou no salão. O maior receio na hora de pintar o cabelo de ruivo é a rotina de cuidados que vem junto com a cor maravilhosa. A grande questão é que todo cabelo exige cuidados específicos e o ruivo não seria diferente.

Olha, como uma pessoa que tem cabelo ruivo há 3 anos, eu garanto: cada cuidado vale a pena e é mais fácil de cuidar do que parece.

Como pintar de ruivo

Você pode pintar no salão, mas o bom do ruivo é que não é necessário descolorir os fios para ficar com o cabelo avermelhado, portanto dá tranquilamente para pintar o cabelo em casa mesmo – e com o mínimo de habilidades.

Eu uso a personalidade Maxton 8.43 Ruiva Mais Provocante, que é feita para quem pinta em casa e garante uma cor homogênea aos fios, além de ter a Max Plex na fórmula, que cuida dos fios enquanto tinge e minimiza os danos da química.

Na caixinha já vem o tubo de tinta, a bisnaga com a Água Oxigenada para fazer a mistura e um par de luvinhas de plástico.

ANTES DE PINTAR, PRIMER CAPILAR! Para garantir melhor fixação da cor nos fios, experimente o primer capilar Maxton Color Power, ele fixa até 78% mais pigmentos no cabelo e a aplicação é muito fácil. Com os fios limpos e sem resíduos de produto, borrife em todo o cabelo até que ele fique encharcado de primer. Penteie e, logo em seguida, seque. Depois vá para a tinta Maxton.

PARA PINTAR: 

Basta fazer a mistura em um potinho ou na bisnaga mesmo, colocar as luvas e espalhar sobre os fios, mecha a mecha, da raiz às pontas. Quanto mais finas forem as mechas separadas, mais certeza você terá de que a tinta vai pegar em todos os fios. Depois de espalhar bem a tinta, espere o tempo de pausa e em 30 minutinhos e retire completamente a tinta do cabelo.

TRUQUE: em vez de retirar a tinta do cabelo com shampoo, experimente retirá-la passando um creme de tratamento hidratante. O creme vai ajudar ainda mais o seu cabelo a não ficar ressecado ou fragilizado

Banho de Brilho

Dizem que o ruivo desbota muito e estamos aqui para te dizer a verdade: desbota mesmo. Mas não tem problema, porque existe o banho de brilho que além de devolver o vermelho aos fios, também hidrata e dá muito mais luminosidade.

Você pode fazer esse tratamento com cor quando seu cabelo já estiver desbotando, mas ainda não estiver com raiz o suficiente para fazer um retoque completo. Normalmente o retoque do ruivo é indicado 1 vez por mês, mas com o banho de brilho dá pra você prolongar esse tempo e manter sempre o cabelo vermelhinho do jeito que você ama.

Você pode fazer o banho de brilho de 2 jeitos:

1. Com a própria tinta

Em um recipiente limpo e seco, coloque uma tampinha da OX que vem na caixa e meio tubo da sua tinta (eu colocaria o tubinho da Maxton 8.43 Ruiva Mais Provocante, por exemplo). Misture com duas colheres de sopa de creme de hidratação ou nutrição, de acordo com o que estiver no seu cronograma capilar. A quantidade varia de acordo com o comprimento e volume do seu cabelo, mas considere a mesma quantidade de creme que você usaria em uma hidratação comum.

Deixe agir por 15 minutos, lave o cabelo e finalize como de costume.

2. Com a Máscara da Liberdade Maxton

O jeito mais prático e mais eficaz de fazer o banho de brilho é usar a máscara tonalizante. Eu uso a Máscara da Liberdade Maxton Ruivas Provocantes, que é perfeita para ruivos acobreados como o meu.

O processo é bem simples, mas também deve ser feito de luvas para evitar qualquer possibilidade das suas mãos ficarem coloridas. Espalhe a máscara nos fios, enluvando mecha a mecha, como se fosse uma hidratação. Quando todos os fios estiverem cobertos com a máscara tonalizante aguarde o tempo de pausa, que pode ser de 15 minutos para um resultado mais suave ou de 30 minutos para um efeito poderoso.

O tubo da Maxton Máscara da Liberdade rende várias aplicações e é perfeito para hidratar, devolver o brilho e reavivar a cor do ruivo.

Não importa qual método você escolha, vale lembrar que o banho de brilho não é permanente e vai saindo conforme as lavagens. Portanto não substitui o retoque, só aumenta a vida útil da sua cor sem submeter seu cabelo a tantos procedimentos químicos.

Retoque

Costumo dizer que o retoque do ruivo vai muito de cada pessoa, porque eu, por exemplo, retoco só quando a raiz já está com quase 3 dedos. Vamos supor que 3 dedos sejam 5 cm e o cabelo normal cresce no máximo 1,5cm por mês, sendo assim, meu retoque acontece em média uma vez a cada 3 meses. Quem não tem o hábito de fazer o banho de brilho entre os retoques, normalmente acaba ficando com a cor desbotada mais rápido e portanto adianta o retoque em até 1 vez por mês. O jeito de fazer o retoque também varia muito. Eu começo depositando a tinta na raiz e vou descendo com um pincel para o comprimento do cabelo. Acho que desse jeito a cor fica mais homogênea no final e o comprimento e a raiz desbotam ao mesmo tempo.

Tem gente que passa primeiro a tinta na raiz, deixa um tempo de espera e  só depois desse tempo é que aplica no comprimento do cabelo.

Cuidados

Bom, você já sabe que o ruivo vai desbotar de qualquer jeito, certo? Mas tem cuidados que você pode adicionar à sua rotina de beleza, que diminuem a perda de cor e aumentam a saúde dos seus fios. Vamos lá:

Cronograma capilar

O cronograma capilar é essencial para manter o seu cabelo sempre com os nutrientes e a hidratação em dia e nos cabelos tingidos o cronograma é ainda mais importante porque o fio com química tende a ser mais fragilizado e perder água e massa com mais facilidade. Ele consiste em intercalar 3 tipos de tratamento – nutritivo, hidratante e reconstrutor – ao longo do mês e de acordo com a necessidade e frequências de tratamentos de cada cabelo.

No cabelo ruivo a máscara tonalizante Maxton Máscara da Liberdade entra na etapa de hidratação, por exemplo, então em um dos dias do mês que você fizer a hidratação, você pode substituir pelo tratamento com cor. 

Leave-in com proteção

Tanto a proteção térmica quanto a proteção solar são essenciais para que você não deixe seus fios fragilizados com o calor nem a cor desbote mais rápido com a ação solar. O leave in Protetor Novex Divino Liso Milagroso é perfeito para proteger os fios sem pesar, afinal ele é líquido e tem borrifador, que evita que muito produto se concentre em uma região só, deixando o seu ruivo sempre leve e soltinho.

Temperatura da água morna Meu anjo, não adianta levar o manual do ruivo no bolso e entrar no banho fervendo! A água quente vai queimar seus fios ou no mínimo fazer com que a cor escorra pelo ralo. Evite banhos muito quentes, pelo bem do seu cabelo e da sua pele!

Bom, gatonas, esses foram os cuidados básicos, mas veja, em um cabelo tingido quanto mais amor você der, melhor ele vai ficar. Então pode investir em diversos cremes de tratamento, finalizadores com fórmulas variadas, umectações de todo tipo e muita dedicação. Nesse caso: quanto mais, melhor! Conta pra gente aqui quais são suas maiores questões com o cabelo ruivo e compartilha esse manual com as suas amigas vermelhinhas também!

Todos os produtos que falei aqui vocês encontram lá na embelleze.com!