Cronograma para cabelo preto: 5 dicas para manter os fios saudáveis e brilhantes

Compartilhe este post

Cronograma para cabelo preto
Todo mundo sonha em ter um cabelo lindo, saudável e brilhante, mas sem esforço, não é mesmo? Com um cronograma para cabelo preto, é simples!

Todo mundo sonha em ter um cabelo lindo, saudável e brilhante, mas sem ter muito trabalho com isso, não é mesmo? A verdade é que essa missão não está nada longe da realidade com o cronograma para cabelo preto, especialmente se você tem cabelos pretos. 

Você já ouviu falar de cronograma para cabelo preto?

O Cronograma Capilar é uma sequência que intercala três tratamentos – que são a Hidratação, a Nutrição e a Reconstrução – ao longo de quatro semanas, e depois deve retornar do início. E os resultados são incríveis! Seus fios ficam mais fortes, além da cor intensa como a do Maxton (1.0) durar por muito mais tempo.

Mas, antes de mais nada, é importante que você saiba identificar a necessidade das suas madeixas: se ele estiver áspero ao toque, ressecado e com pouco movimento, seu foco é hidratação. Caso falte brilho e os fios embaraçam com facilidade, eles pedem por mais nutrição. E se ele quebra com facilidade e passou por algum processo agressivo recentemente, o foco do cronograma deve ser a reconstrução.

Cabelos tingidos têm como uma das principais características o ressecamento e a porosidade, uma vez que a cutícula do fio capilar é aberta para receber a pigmentação do MaxGlow, que apesar de possuir extratos naturais em sua composição para agredir menos as madeixas e possibilitar um cabelo preto iluminado, a verdade é que vai ser necessário investir em máscaras hidratantes para recuperar o brilho natural de suas madeixas e que sele as cutículas para evitar que a cor saia facilmente.

Portanto, o cronograma ideal para cabelos pretos é o seguinte:

  • Semana 1: hidratação, nutrição e hidratação
  • Semana 2: hidratação, hidratação e nutrição
  • Semana 3: hidratação, nutrição e hidratação
  • Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução

Para você entender cada etapa, vamos começar pela hidratação. Para ter um cabelo preto azulado sedoso, como do Natucor (1.7) e demais tons escuros, hidratar é essencial para evitar que a cor desbote e ainda repor a umidade dos fios, que é perdida quando um cabelo é tingido. Você não vai querer um cabelo “apagado” logo nos primeiros dias, certo? Por isso, é recomendado apostar em hidratação de uma a duas vezes na semana, conforme está no seu cronograma. Você vai arrasar com nossas opções: Novex Brilho Mágico Água de Arroz, Novex Super Babosão e Novex Jaborandi & Juá.

Já a nutrição serve para evitar que os fios fiquem opacos e sem brilho, sendo interessante utilizar máscaras nutritivas com óleos na composição, como o de côco e argan, além da vitamina E. Sem dúvidas, seus fios vão ficar mais alinhados e sem frizz – tudo o que queremos! Inclusive, você pode se jogar sem medo no Novex Óleo de Coco e Novex Doctor Rícino.

Por fim, mas não menos importante, a reconstrução vai ajudar na reposição das proteínas e da massa capilar que foram perdidas no processo de coloração. Aqui, as máscaras reconstrutoras ganham lugar de destaque e temos muitas opções para você escolher a que mais se adequa às necessidades do seu cabelo preto: Novex Longo Poderoso, Novex Recomposição Capilar Niacinamida, Novex Hialurônico Harmonização Capilar, Novex Cicatrização dos Fios e Novex Queratina Brasileira.

Uma recomendação é que você inicie o cronograma para cabelos antes mesmo de tingir os fios para evitar danos ainda maiores. Mas, caso você não consiga se programar para isso, não tem problema. Separamos cinco dicas simples para te ajudar nesse processo de adoção da agenda capilar e arrasar com seu visual no dia a dia.

1. Siga um cronograma com foco em brilho, proteção solar e nutrição

Embora o resultado de uma pigmentação dos fios seja maravilhoso, a verdade é que as tinturas podem ser um pouco agressivas para a cabeleira e ela fica ressecada e sem brilho. É aqui que o papel da nutrição se faz muito importante, afinal, ela repõe os óleos naturais do cabelo preto, devolvendo seu brilho, e fecha a cutícula para impedir qualquer tipo de desidratação posterior.

Sem falar que investir em produtos com proteção solar – como os leave-ins Novex Brilho Mágico Água de Arroz e Novex Longo e Poderoso – é fundamental para proteger os fios contra qualquer agressão dos raios solares, que podem ressecar um cabelo desprotegido e contribuir para que ele desbote. Ah, caso suas madeixas sejam cacheadas, não se preocupe: aposte no Creme para Pentear Novex Meus Cachos Vibrantes, Meus Cachos Intensos ou Meus Cachos Soltos para manter seus cachos hidratados e livres de qualquer dano causado pelo sol.

2. Faça banho de brilho a cada 15 dias

Quer manter o cabelo preto iluminado por mais tempo e sempre bonito? Então uma dica é realizar o banho de brilho quinzenalmente, seja em casa ou no salão. Esse é um tipo de tratamento que reforça a cor dos fios sem que seja preciso tingir os cabelos, ao mesmo tempo em que hidrata os cabelos e dá aquele up no brilho.

O efeito do banho de brilho tem uma duração menor do que a coloração em si, porém é uma alternativa para tratar os fios enquanto realça a cor do cabelo e confere a luminosidade tão desejada em madeixas escuras.

3. Lave o cabelo com água morna ou fria

Em algum momento você certamente já ouviu falar que as temperaturas mais adequadas para lavar seu cabelo são a morna ou a fria, pois elas não ressecam os fios nem o couro cabeludo e ainda contribuem para que as cutículas de cada fio sejam seladas. Ou seja, eles ficam mais brilhantes,  é tudo o que queremos!

Em cabelos pretos que estão um pouco mais sensíveis devido ao processo de coloração, essa cautela quanto à temperatura da água precisa continuar. Portanto, nada de água quente, viu?

4. Coloque produtos poderosos no seu cronograma para cabelo preto

Já listamos alguns dos nossos produtos mais acima, mas vale reforçar que a utilização de máscaras com ativos essenciais para a hidratação e nutrição dos fios é vital para obter os resultados desejados. Se necessário, analise a composição de cada um para ver se os nutrientes correspondem à eficácia esperada para seus fios. Mas falando de Novex, com certeza você vai amar cada opção!

5. Inclua a umectação na rotina

A umectação corresponde ao processo de nutrição capilar e ela não pode ficar de fora do cronograma de cuidados. Para cabelos pretos, óleos como amla, alecrim e sálvia são ótimos para auxiliar no escurecimento do cabelo, e, ao mesmo tempo, conceder mais brilho, fortificando os fios e combatendo a queda capilar. O óleo de buriti auxilia a prolongar a cor escura nos fios. São muitas opções!

Então, que tal começar a preparar o seu Cronograma Capilar hoje mesmo? Confira o site da Embelleze para conhecer nossas marcas e lançamentos e escolher dentre as opções que listamos aqui os melhores tratamentos para deixar seus cabelos ainda mais bonitos e saudáveis.