Kit cronograma capilar: como escolher o seu?

Compartilhe este post

cronograma capilar dos sonhos


Quem disse que o hábito de manter seus cabelos lindos e saudáveis precisa ser trabalhoso? Nada disso! O autocuidado por trás dessa prática é fundamental na construção da autoestima de mulheres incríveis e poderosas como você e, por isso, ele pode e deve ser prático e prazeroso.


Com o auxílio de um Cronograma Capilar, fica muito mais fácil identificar e acompanhar as necessidades dos seus fios. Esse tipo de calendário também traz muito mais organização para o seu dia a dia, pois você consegue visualizar quais cuidados suas madeixas receberão antes mesmo da semana começar. 

Quer conhecer mais sobre essa técnica e descobrir como montar um cronograma próprio? Então vem com a gente!

Afinal, o que é Cronograma Capilar?

Na internet, entre as suas amigas ou no trabalho, pode ser que a expressão Cronograma Capilar tenha sido mencionada em algum momento e você tenha ficado curiosa para descobrir o significado dela. Chega de mistério, vamos desvendar isso agora!

O Cronograma Capilar é uma agenda de cuidados pensada para manter um equilíbrio entre as 3 principais necessidades dos seus cabelos: hidratação, nutrição e reconstrução. Assim, ao longo de um mês e com datas programadas, além de passar shampoo e condicionador regularmente nos seus fios, você vai intensificar os cuidados focando nos 3 pilares da saúde capilar. 

Para que você obtenha os melhores resultados possíveis, a tabela de Cronograma Capilar precisa ser adaptada ao que o seu cabelo mais precisa no momento. Por exemplo, cabelos saudáveis ou com poucos danos só precisam passar pela reconstrução capilar 1 vez ao mês. Enquanto uma tabela para cabelos extremamente danificados pode incluir o procedimento 2 ou até 3 vezes nesse mesmo intervalo. 

O mesmo pode ser dito sobre um Cronograma Capilar para crescimento, que foca em hidratação, e um Cronograma Capilar para cabelo cacheado que, além das funções básicas, leva em consideração a especificidade desse tipo de fio. 

As 3 etapas do Cronograma Capilar

Já mencionamos anteriormente que hidratação, nutrição e reconstrução são os 3 princípios do Cronograma Capilar, certo? Agora, surge a questão: você sabe a função de cada um desses tratamentos e como identificar qual deles é a prioridade para os seus fios? É muito fácil, vamos te explicar tudinho!

Hidratação

Diariamente, seu cabelo consome água e vitaminas, elementos importantíssimos para que ele permaneça saudável e, consequentemente, tenha um aspecto incrível. No entanto, os raios solares, a poluição, os procedimentos químicos e as ferramentas térmicas (como a chapinha) podem sobrecarregar seus fios, fazendo com que logo eles demonstrem a necessidade de cuidados especiais, maciez e movimento.

Nutrição

Assim como a hidratação, a nutrição também trabalha para revitalizar seus cabelos, repondo os nutrientes em baixa na camada lipídica do cabelo. Quando os fios apresentam essa deficiência, as cutículas se abrem e ficam expostas, acelerando o processo de desidratação. Assim, é possível notar cabelos ressecados, com frizz e pontas duplas, por exemplo.

Reconstrução

Quando as duas etapas anteriores não estão em dia, o cabelo se torna muito mais suscetível aos efeitos de procedimentos químicos, como alisamento, coloração e progressivas, e também de ferramentas térmicas, como secador, chapinha e babyliss. Assim, os fios podem chegar a um ponto de perda de massa capilar. A reconstrução é o tratamento indicado nesses casos de danos extremos, em que os cabelos ficam com uma textura indefinida, sem brilho, quebradiços, com pontas duplas, entre outros sinais. 

Como montar seu Kit Cronograma Capilar


Com a definição das etapas do Cronograma Capilar na ponta da língua, é hora de escolher os produtos que vão agir na hidratação, nutrição e restauração dos seus fios. O ideal é selecionar um creme de tratamento específico para cada uma das necessidades para que o efeito seja o melhor possível. 

Pensando em como tornar o processo de escolha mais prático, Novex criou duas opções de kits dos sonhos que vão deixar seus cabelos mais fortes, cheios de brilho e com muita maciez! Está pronta para conhecê-los? 

Como a qualidade dos 2 kits é a mesma, ou seja, incrível, se bater a dúvida, é válido se guiar pelos ingredientes que você mais gosta, seja pela afinidade ou, até mesmo, pelo aroma. Inclusive, as embalagens são muito coloridas e diferentes entre si para que não haja confusão entre as três etapas do Novex Cronograma Capilar.

O cronograma na prática

É bem provável que durante a leitura você já tenha conseguido identificar a principal necessidade do seu cabelo, não é mesmo? Esse é um ótimo ponto de partida para que você saiba como estruturar o seu cronograma.

O ideal é reservar três dias da semana para colocar o plano em ação e que haja pelo menos um dia de intervalo entre uma aplicação e outra. Por exemplo, você pode optar pela segunda, quarta e sexta, ou terça, quinta e sábado. O que mais combinar com a sua rotina!

Depois que já estiver tudo planejado, você estará pronta para embarcar nessa jornada que, com o tempo, vai fazer parte do seu dia a dia. 

Assim que estiver com os cabelos lavados, retire o excesso de água com a toalha e aplique uma pequena quantidade do creme de tratamento da função programada para aquele dia. Faça isso mecha por mecha, da raiz às pontas, para que o produto se aprofunde nos fios. Deixe o produto agir por no mínimo 3 minutos, enxágue os fios e finalize da maneira como você sempre costuma fazer.

Viu como não é complicado? Vamos juntas nessa caminhada para transformar a sua vida através da beleza, deixando você mais linda do que nunca!