Dicas para ter e manter cabelos lindos e saudáveis

Compartilhe este post

Dicas para ter e manter cabelos lindos e saudáveis

Se você quer ter madeixas sempre fabulosas, deve ter em mente que precisa adicionar na sua rotina alguns cuidados. E por mais que falar assim pareça complexo, é muito longe disso! Separamos aqui algumas das principais dicas que vão te ajudar a conquistar aquele cabelão dos sonhos. Veja só:

A alimentação ajuda na saúde dos fios

Consumir alimentos ricos em vitaminas A, D e E, proteínas, ferro e magnésio ajuda a manter os fios saudáveis e dá força para os cabelos. Além disso, tente manter sua hidratação adequada, consumindo pelo menos dois litros de água para que a fibra capilar esteja hidratada de dentro para fora.

Cuide do couro cabeludo também

O bulbo capilar é o centro de produção do cabelo. Ele se localiza dentro do couro cabeludo, e é muito importante que ele seja permanentemente alimentado com nutrientes essenciais para manter a saúde e o crescimento dos cabelos. Você também pode estimulá-lo com massagens, que aumentam o fluxo sanguíneo na região, e produtos como tônicos capilares, que auxiliam os fios a crescerem mais fortes e saudáveis.

A lavagem dos cabelos deve ser feita corretamente

A quantidade de shampoo deve ser proporcional ao tamanho dos fios: apenas o ideal para chegar até as pontas, sem exageros. Lembre-se de massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos para ativar a circulação.  

Cabelos oleosos podem ser lavados diariamente, preferencialmente com água morna ou fria, pois a água quente pode proporcionar mais oleosidade aos fios.  

Já cabelos secos perdem o brilho pela falta de oleosidade do couro cabeludo, gerando fios fragilizados e sem vida. O ideal é utilizar shampoo e condicionador hidratante da raiz às pontas, espaçando as lavagens o máximo possível.

Por fim, cabelos normais têm a oleosidade controlada e devem ser lavados em dias alternados, evitando a aplicação de condicionador na raiz.

O Cronograma capilar será seu melhor amigo!

O Cronograma Capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos, e envolve as etapas de nutrição, reconstrução e hidratação.  

É indicado para todos os tipos de cabelos, principalmente os quimicamente tratados ou naturalmente ressecados, e deixará seus fios ainda mais saudáveis, bonitos e radiantes!

HIDRATAÇÃO

É a reposição de água sobre o fio, devolvendo a maleabilidade, brilho e flexibilidade. Auxilia na percepção de leveza dos fios, e é a etapa mais realizada.

RECONSTRUÇÃO

Se trata da reposição de massa e aminoácidos essenciais para os fios, geralmente perdidos em processos químicos, como tinturas e alisamentos, ou nos térmicos, como secador e chapinha. Traz força e resistência aos fios, e é realizado com moderação, para não causar enrijecimento. Um cabelo reconstruído tem balanço, forma bem definida e peso.

NUTRIÇÃO 

É quando trazemos gordura e lipídios para a fibra capilar. Um cabelo bem nutrido tem volume controlado e maleabilidade, além de muita maciez. É realizado também com moderação, para não pesar nos fios. 

Nos cabelos cacheados e longos, as pontinhas possuem uma dificuldade maior para obter uma nutrição maior. Por isso, a dica para evitar as temidas pontas duplas e o frizz é investir no uso de óleos siliconados no comprimento, deixando assim seus fios ainda mais maravilhosos!

Penteie da maneira correta

Para cabelos lisos, o ideal é utilizar uma escova de silicone com cerdas multi-tamanho, podendo ser escovados secos. Já os cacheados, ondulados e crespos devem ser penteados com muito cuidado, apenas após a lavagem e com pente de madeira ou escova de dentes largos, ou os fios podem se desalinhar e armar. 

A secagem dos cabelos também possui segredos!

Deixe os fios secarem naturalmente, sempre que for possível. Se for utilizar o secador, mantenha-o com certa distância do cabelo para preservar os fios. Caso você o utilize duas ou mais vezes por semana, é importante intensificar o cronograma capilar nos fios. 

Antes da utilização de chapinha, secador ou babyliss, é muito importante a aplicação de um bom leave-in com proteção térmica. Além de proteger e reduzir o frizz, ele auxilia no acabamento e durabilidade do penteado. A temperatura dos aparelhos também não deve ultrapassar os 180°C para não danificar permanentemente os fios. 

É necessário cortar as pontinhas

Dói, mas é preciso ouvir: é hora de se render à tesoura para tirar as pontas duplas, que dificultam o crescimento dos fios. Se você quer tirar as partes danificadas, mas não deseja tirar o comprimento, invista no corte bordado, que retira apenas a parte danificada e não irá alterar o tamanho dos fios.

O corte pode ser feito a cada 3 meses, assim o cabelo terá tempo de crescer com saúde e qualidade, sempre bem tratado!  

Proteja os cabelos contra os raios ultravioletas

Quando os cabelos passarem por exposição solar na praia ou piscina, o couro cabeludo e os cabelos devem estar devidamente protegidos. Faça uso de leave-ins com proteção solar e também chapéus e bonés que escondam a cabeça de raios ultravioleta. 

A exposição constante dos fios ao sol, vento e outros agentes da natureza, além de causar desbotamento da cor e outros processos químicos, também danifica a fibra capilar. Tome muito cuidado!

Incorporando essas dicas no seu dia a dia, você terá em mãos todas as ferramentas possíveis para conquistar o cabelão dos sonhos e sair arrasando!