5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE PINTAR O CABELO EM CASA

Compartilhe este post

pintando o cabelo em casa

1. LEIA A CAIXINHA!!!

Pode parecer um pouco óbvio para quem já pinta o cabelo em casa, mas se você vai pintar pela primeira vez ou vai trocar de tinta é essencial ler a caixinha toda. Detalhes como modo de preparo, tempo de espera, ordem de aplicação e até sugestões de roupas para usar durante o processo são dadas na caixinha. As instruções das tintas Maxton, por exemplo, estão detalhadamente descritas ao abrir a caixinha.  


2. O TESTE DE MECHA É ESSENCIAL

Fazer o teste de mecha quando você vai testar QUALQUER produto novo é uma forma de você se manter segura e ter a certeza de que seu cabelo vai continuar saudável. O que pode dar errado, afinal? É no teste de mecha que você pode descobrir alergias, incompatibilidades e ver se a cor era a que você estava realmente esperando. Isso porque cada cabelo é um cabelo e às vezes o fio não está forte o suficiente para receber uma química ou a química da tintura é incompatível com a que já tem no seu cabelo (e você nem sabia!).

Como fazer está descrito na caixinha (viu a importância do item 1, agora?), mas basicamente é só separar uma mecha da nuca (aquela que se cair ou quebrar você nem vai sentir falta, sabe?) e aplicar a tinta. Esperar o tempo de pausa e retirar. Se der tudo certo, siga em frente e aplique em todo seu cabelo sem medo. Se você tiver alguma reação alérgica, irritação ou perceber que seu cabelo ficou enfraquecido demais, busque tintas mais suaves como a Natucor, por exemplo, que não tem chumbo nem amônia e é compatível com todas as químicas.  


3. A COR QUE VAI FICAR DEPENDE DO SEU CABELO

Fica o aviso amigo: nem sempre a cor que está na modelo da caixinha é a cor que vai ficar no seu cabelo. Isso acontece porque o resultado final depende da cor de base que está seu cabelo. Na lateral da caixinha tem 3 exemplos de como a mesma tinta pode ficar em cabelos claros, médios ou escuros. Como cada fio tem uma cor única, pode ser que no seu cabelo a tinta fique mais clara ou mais escura do que está na modelo. E aí a gente volta à importância do teste de mecha! 😉  


4. PROTEJA-SE!

Baseada em experiências reais: o melhor lugar da casa para pintar o cabelo sozinha é no banheiro, em frente ao maior espelho que você conseguir, com ajuda de mais um espelho de mão (para enxergar o que você está fazendo na parte de trás da cabeça).

Use roupas velhas que possam manchar e retire todas as toalhas e tapetes do banheiro.

Proteja-se: antes de passar a tinta, aplique um creme, maquiagem ou vaselina na sua pele do rosto, pescoço, orelhas e ombros. Esses produtos vão criar uma película em cima da sua pele e caso respingue a tinta, você não acaba toda manchada. Só tome cuidado para não passar esse produto no cabelo, porque ele pode interferir na ação da tinta, é só na pele mesmo! O mesmo vale para as suas mãos: use luvas. A tintura Maxton, por exemplo, já vem com luvas plásticas dentro da caixinha.

Proteja o banheiro: materiais como cerâmica esmaltada, vidro e plástico não são porosos, portanto se respingar tinta ou se você manchar sem querer, não tem problema nenhum. É só limpar que sai. Já materiais porosos, como a pedra da pia ou a tinta da porta, por exemplo, absorvem a pigmentação da tinta super rápido e podem ficar manchadas. Você pode cobrir com um plástico essas áreas do banheiro ou tentar pintar o cabelo longe delas.


5. NÃO USE TOALHAS OU FRONHAS CLARAS!

Por melhor que seja a tinta de cabelo que você vai usar, nos primeiros dias depois do procedimento é muito possível que ainda sobre um excesso de tinta nos seus fios. Essa tinta em excesso vai sair na toalha que você usa para secar o cabelo e, com a fricção, na fronha à noite. Quanto mais escura for a tinta, maior é a probabilidade de sujar alguma roupa de cama ou de banho. Se você pretende pintar em casa sempre, monte seu kit-retoque: uma toalha escura, uma fronha escura, uma roupa velha e uma caixa de luvas. É o kit básico das cabeleireiras amadoras.

Depois de alinhar as expectativas, seguir as instruções da caixinha e se proteger, você vai pintar seu cabelo. Escolher uma boa tinta é um passo enorme para ficar com um resultado de salão em casa, mas é necessário também manter uma rotina de cuidados capilares para ficar ainda mais linda e com os fios impecáveis.

Você já pintou o cabelo em casa? O que mais você adicionaria na lista de essenciais? Me conta tudo aqui!

Beijinhos

Ju Romano